terça-feira, 11 de julho de 2023

Clézio Paulo de Sá (Professor Clézio)


 
Falar deste apóstolo da educação é falar de grande parte de seus ex-alunos e, talvez, até de atuais professores que passaram por seus ensinamentos nas escolas: Estadual, Vocacional, Colégio Santos Dumont e Santo Antônio. 
 
Foi um mestre pontual nas disciplinas de Geografia e OSPB – Organização Social Política Brasileira, matéria esta que jamais deveria ter saído da grade curricular. Ela promovia uma boa formação social e política não partidária. Matéria esta também ministrada pelo combatente Targino Silva Júnior, que foi meu professor.
 
Clézio era uma pessoa de extremo carisma e gostava sempre de bater bons papos, quando nos encontrávamos. 
 
Em seu escritório, no Jornal Mensagem, presenciei por várias vezes seu trabalho. Gostava de escrever sua coluna do jornal toda à mão e só depois passava para o computador. 
 
Era um amante de escutar as rádios, músicas e notícias. Final de semana era sagrado reunir sua turma para tomar cerveja no Faria´s Bar. 
 
Por lá, o encontrei várias vezes, com seus amigos Duda, Roberto Grillo, Miguel Chevitaresse, o saudoso Lineu Carvalho e alguns outros que tenho certeza que não registrei. 
 
Na última festa que com ele estive, na Villa Foncá, cheguei atrasado e ele veio imediatamente me cumprimentar. Ao batermos um longo papo, me pediu a gentileza de contatar meu amigo Dom Roberto para que viesse à terra Natal, celebrar a missa de 50 anos do Jornal Mensagem, neste ano.Dias depois fiz contato com o Bispo Dom Roberto que, imediatamente, aceitou o convite. 
 
Infelizmente, Deus o chamou antes. 
 
Criatura bondosa e extremamente atenciosa. 
 
O amigo Clézio deixou nessa terra um grande legado, escrevendo muitas notícias e grandes histórias, inclusive registrando em seu livro. 
 
Aos amigos e seus familiares, que são grandes amigos meus: Rodrigo, Luciano e Franciane, segue uma pequena e singela homenagem ao grande professor e escritor Clézio Paulo de Sá. 
 
Deixou para nós um belo trabalho em seu livro “Eles fizeram a História de Santos Dumont”, onde deu a honra de contribuir na construção deste trabalho com um belo prefácio da Dra. Silvia Rocha Jorge Rodrigues. 
 
Este foi da Nossa Terra, Nossa Gente e história. 
 
Doquinha – Julho 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário