quinta-feira, 22 de junho de 2023

Dr. João Jorge Nassaralla

 

Figura de um carisma e atenção em nossa terra, Dr. João, deixou grandes histórias e um enorme legado como médico. 

Um verdadeiro discípulo da vida, não tinha noite e nem dia para atender aos seus amigos e demais pacientes, que dele precisavam por alguma enfermidade.

Ele tinha momentos muito extrovertidos e às vezes soltava algumas perolas, apesar de ser um homem muito reservado. Andava ele sempre com o bolso cheio de chaves e somente de terno, ternos estes confeccionadas na alfaiataria Barbosa, do qual ele era um grande amigo. 

Tenho uma ou mais passagens muito curiosas com ele. Certa vez, em plena madrugada necessitamos de seu atendimento para minha mãe que passava mal e, ao ligarmos para ele, chegava imediatamente e prestava os primeiros procedimentos. 

Quando achávamos que já estava tudo bem, ele virava para mim, na escadinha por onde moramos décadas, e dizia: Vamos até ao consultório comigo, pois preciso pegar outro medicamento. 

Isto acabou ficando engraçado aos meus olhos, pois lá chegando, retirava de paletó um molhe de chaves e começava abrir portões de garagem, porta principal da sala de espera, porta do seu consultório, porta da sala de exames e porta onde ficavam armazenados os medicamentos. 

Ficava a perceber a quantidade de portas a abrir e pensava: será que ainda tem mais alguma? 

Assim, retornávamos a nossa residência para continuar prestando o seu socorro imediato, com a maior calma e boa vontade já por mim visto. Acredito que isto acontecia com muitos pacientes e amigos dele. 

Uma única vez o encontrei no Shopping em Juiz de Fora. Foi a maior surpresa e paramos para conversar. Ele estava acompanhado de seu filho, o Joãozinho que também é médico, e comecei a brincar com ele dizendo: Que milagre o encontrar aqui em um passeio com a família. Aí ele me responde, com tristeza, que estava ali para se alimentar, pois sua esposa, Dona Sônia, estava internada e passavam eles por um momento muito delicado. Como médico sabia da verdadeira situação de sua amada esposa. 

Levamos um susto com a noticia e seu semblante desanimador. Nos despedimos chateados e vida que seguiu. 

Este é um dos grandes médicos, que se chamava na época de médico da família, não importando a hora do atendimento. Hoje os tempos, infelizmente, mudaram e trouxeram aos médicos grandes inseguranças ao fazer atendimento a domicilio. 

A este discípulo da vida, fica aqui o meu registro, com emoção e carinho, para o amigo sempre inesquecível por mim e por muitos desta terra. 

Nesta Terra deixou um trabalho para Nossa gente, com muita dedicação e amor. 

Doquinha, junho de 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário