quarta-feira, 17 de junho de 2020

Barbosa Alfaiate

José Barbosa do Carmo (Barbosa Alfaiate)


Outra figura de Nossa Terra. Meu pai, José Barbosa, conhecido por todos como Zé Tustão ou Barbozinha. Foi alfaiate por décadas em Santos Dumont. Meticuloso e exigente em seu ofício.

Muito me enche de orgulho o reconhecimento de tantos clientes que ele fazia seus ternos para casamentos e outras festividades. Lembro o dia em que Dr. Celso Vieira Marques me convidou para ir até sua casa a modo de ver o terno que meu pai tinha feito para ele casar.

Ademais, a visita do saudoso Roseny Ladeira em minha casa para me mostrar o seu terno de casamento feito pelo Barbosa. E tinha até a etiqueta da alfaiataria.

Quando moleque quantos ternos levava até as casas de seus clientes e amigos. Como Tannus Abud, Dr. Celso e Dr.João Nassarala. Deste ultimo há uma passagem, até engraçada, meu pai me chamou e disse: “Leve este terno na casa do Dr. João Nassarala, mas não se assuste, pois ele pode estar dentro da piscina de terno”. Achei super estranho, mas ao entrar em sua residência ele estava mesmo dentro da piscina e de terno fazendo conserto. Vazia, é claro!

Lembro muito de seus amigos inseparáveis, Sr. Salim, Tannus Abud, Nilo Costa e outros tão queridos quanto. 

Meu saudoso pai é lembrado ainda por alguns pelo seu jeito tranquilo de andar, sempre com os braços para trás e pelo tamanho da unha de seu dedo mindinho, a qual usava para fazer a marcação dos tecidos.

Lembro, ainda, de sua bondade em fazer camisas e shorts para aqueles que necessitavam.

Contador de anedotas e que de tudo sabia, curtia o Sr. Alipio no famoso bar Cruzeiro, onde no final das tardes encontrava com seus amigos para um cafezinho e um bom bate papo.

Este é mais um que ajudou a escrever a história de Nossa Terra ao lado de sua amada Yêda Meirelles Pinto que costurou agasalhos de graça para as crianças carentes do Lactário de Jesus, junto com a saudosa Herminia Chaves Pedro.

Doquinha, Junho de 2020.

2 comentários: