quarta-feira, 17 de junho de 2020

Tião Marceneiro

Sebastião Gomes do Nascimento (Tião Marceneiro)




Outra figura inesquecível de Nossa Terra. Sebastião marceneiro, trabalhou na Central do Brasil por décadas, como chefe de marcenaria, na qual com grandes amigos construiu vários vagões para passageiros na oficina do Quarto Depósito da atual Rede Ferroviária. 

Ao aposentar passou a dedicar-se na oficina que obtinha em sua residência, onde fez muitos moveis para os sandumonenses. Em período de festas em nossa cidade era sempre requisitado por seu amigo “Zé Careca” para ajudar a confeccionar os enfeites para serem colocados na rua, como na Semana Santa, Carnaval e tantos outros festivais.

Era moleque quando via a criação dos enfeites por eles no porão do antigo Colégio São José e como era divertido ver os dois discutirem pelas ideias, parecia duas crianças. Lembro muito bem deles fazendo o casal de negas malucas para colocar na Praça Principal.
As decorações da Semana Santa, com lampiões roxos e imagens recortadas em madeira relembrando as estações da Via Sacra. 

Tião também deixou grande legado na cidade de Juiz de Fora, onde foi enviado para entalhar em madeira os brasões da Forças Armadas, que se encontram na Praça em frente ao Santa Cruz Shopping. 

Este é mais um nome de Nossa Terra que fez História! 

Doquinha, Abril de 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário