terça-feira, 19 de julho de 2022

Dona Herminia Chaves Pedro

Dona Hermínia Chaves Pedro

 


Falar desta personalidade é o mesmo que falar de bondade e generosidade. Mulher dedicada a grandes obras de assistência e caridade em Nossa Terra. 

Dona Hermínia foi casada com o ex prefeito Zé Pedro e constituiu uma grande família que temos a honra de ser amigo de seus filhos até hoje. 

Quando à frente do Lactário de Jesus (fundado por seu cunhado, Dr. Guilherme de Castro), desenvolveu um grande trabalho à Nossa Gente, que necessitava de ajuda e conforto. Zelosamente fazia meias, sapatinhos e enxovais de lã para agasalhar muitas crianças necessitadas. 

Tinha ao seu lado grandes mulheres que lhe ajudavam na confecção de pijamas de flanela, como minha mãe Yêda Pinto, Dona Lourdes Chaves Castro, Dona Céres Herthel e tantas outras que se dedicavam, única e exclusivamente, para aliviar o frio e fome de muitos. 

As mães chegavam ao Lactário com um pequeno engradado de ferro, que continha várias garrafas de vidro, para que pegassem o leite para oferecer a seus filhos.

Dona Herminia nunca mediu esforços para a prática da caridade. Seu trabalho social não se resume somente a isso, mas a grandiosas obras. 

Lembro ainda que encontrávamo-nos com ela no Passeio de Cima, eu e meu irmão Zezé. Éramos chamados a ir a sua residência e sempre ganhávamos uns pares de meia produzidos por suas próprias mãos. 

Fica aqui meu pequeno registro de uma grande guerreira na família e em Nossa Santos Dumont. Dona Herminia, aqui em Nossa Terra, com Nossa Gente, deixou História. 

Doquinha, Julho de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário