sexta-feira, 22 de julho de 2022

Cleide Maria Pinto do Carmo

 Cleide Maria Pinto do Carmo – Professora Cleide


Com alegria descrevo um pouco da vida e alegria desta grande mulher que cuidou de nós, seus irmãos, com afinco. 

Cleide iniciou sua vida como professora muito nova, percorreu pelas escolas rurais de Santos Dumont, onde levava seus conhecimentos, carinho e respeito às crianças, com muita sabedoria e cultura. 

Seu grande amor era lecionar, iniciando sua carreira pelas escolas municipais. Logo, foi concursada pelo Estado, assumindo a escola Estadual Duque de Caxias e em seguida a Escola Estadual Vieira Marques, onde sua carreira foi encerrada pela sua passagem, faltando muito pouco para sua aposentadoria, de tão digna função. 

Minha irmã tinha tanta preocupação com ensino e educação que todos os ajudantes que em nossa casa colaborava, tinham o compromisso de estudar, para que, assim, também pudessem trabalhar. Com isso, formou quatro ajudantes em enfermagem, estes viraram grandes amigos e família. Lembro-me bem de algumas, como nossa comadre Sônia, hoje já aposentada, Leiliane, nossa afilhada que foi morar conosco e hoje exerce enfermagem no Exército Brasileiro. 

Nem as lutas da vida, para viver e de nos cuidar a desanimou, nunca perdeu a alegria e grandeza. Sendo sempre uma mulher forte e de grande inspiração, até os dias de hoje. 

Sempre que convidada a ajudar Nossa Terra em algum trabalho cultural, lá se fazia presente, como no Centenário de nossa cidade a pedido do Prefeito Pacífico e sua esposa Silvia. 

Cleide foi essa guerreira que nos educou e a tantas outras crianças Nessa Terra, pois aos seus 16 anos abdicou de sua vida para cuidar de mim e de meu irmão Zezé e de tantos outros, com extremo amor e carinho. 

Nesta Terra deixou grande legado e história. Até hoje encontramos alunos que me indagam se sou o irmão da querida Professora Cleide e com muito orgulho e amor digo que SIM! Que saudade desta que me ajudou tanto. 

Aqui fica minha homenagem e da minha família a minha grande, amada e eterna irmã Cleide. 

Doquinha, julho de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário