quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Durvalino Cândido Machado


Falar desta personalidade de Nossa Terra é um orgulho.

Não quero ficar preso no que tantos outros já escreveram, mas sim falar do seu jeito pai com aqueles que tanto necessitavam de sua bondade em uma palavra amiga ou para saciar sua fome e até mesmo de se vestir. Não media ele esforços para acalentar estas famílias que o procuravam no frio da fome. Durvalino criou sua família nos mesmos moldes, no caminho da caridade e bondade com os que mais precisavam e precisam.

Realizou grandes trabalhos em nossa cidade, na parte religiosa, no qual por décadas ministrou aulas de ensino Religioso em vários estabelecimentos de educação em nosso município.

Um dos seus maiores orgulho foi o de junto ao Frei Patrício criar a Cantina do guri, nos fundos da Igreja dos Passos, no qual me lembro bem daquelas senhoras cozinhando, entre tantas me lembro em especial da dona Eliza Moreira que ali dedicou boa parte de sua vida e sendo ela também uma  das idealizadoras deste projeto que acalentou a fome de muitas mães e filhos, eles realizavam com muito orgulho e carinho este trabalho.

Durvalino vivia a percorrer feiras, quitandas e açougues em busca de um pedaço de carne, legumes, verduras e tudo aquilo que podia enriquecer as refeições das famílias. Não muito satisfeito sempre achando que era pouco o seu trabalho, foi também se dedicar no Bairro da Glória na Creche São José Operário.

Era um ser iluminado que também dedicou parte de sua vida a Matriz de São Miguel e Almas e na Creche Elizabeth Blanckendall erguida pelo então Frei Antonio Blanckendall, quando aqui foi o pároco da cidade.

Tenho uma passagem muito interessante com ele, pois meu sonho era a retirada da Imagem de São Miguel de Papel marche da TORRE PRINCIPAL, para ser restaurado e por diversas vezes eu não consegui e ele brincava,” não desista” e de fato não desisti e deu certo.

Este é Senhor Durvalino de pé descalços que muito fez por Nossa Terra e sempre com o apoio de sua querida Dona Rosa e de seus filhos.

Doquinha – Julho de 2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário