sábado, 18 de julho de 2020

Professor Cunha

Francisco Cunha e Souza, Professor Cunha 


Tenho a certeza que uma grande parte dos leitores irá lembrar-se desta personalidade, pois há décadas esteve a frente de um dos principais centro de educação em Nossa Terra, o Colégio Pio X, situado na rua Afonso Pena, onde hoje está instalado o Colégio Apogeu. 

Professor Cunha foi um excepcional Mestre da Língua Portuguesa, matéria que trazia um grande temor aos alunos, principalmente nas conjugações verbais. 

Por sua exigência na matéria, que não era de muito agrado da maioria dos alunos que encontravam muitas dificuldades em assimilar a disciplina, isto acabou formando uma imagem do professor Cunha como se fosse um homem ríspido e muito exigente em suas aulas. 

Como proprietário e Diretor do colégio, o professor Cunha não fugia muito à regra na disciplina ao extremo, chegando a dar boas correções, “castigos“, em seus alunos mais inquietos, inclusive no seu filho Pepepi e no meu irmão Zezé da Banca. 

Por este jeito durão e cobrador de ser, muitos pais escolhiam seu colégio pelo nível de educação escolar e como na questão da preparação dos jovens para uma boa formação para a convivência e inserção social. 

Professor Cunha e sua esposa, na época Tia Totonha, foram grandes amigos de meus pais Barbosinha e Yêda, por isto o conhecemos um pouco mais e posso afirmar que fora de sua escola era uma outra pessoa, muito agradável , brincalhona e de boas piadas. Como gostava de encontrar com seus amigos para bater uma boa prosa!

Em meus registros não poderia deixar de resgatar esta personalidade que fez muito pela educação em nossa Santos Dumont e com certeza são muitos os que o agradecem até hoje suas constantes cobranças como professor , proprietário e diretor deste exemplar centro educacional. 

Fica aqui o meu carinhoso registro a este educador que deixou um grande legado em varias áreas em Nossa Terra. 

Doquinha, Julho de 2020

2 comentários:

  1. Lembro-me dele com carinho. Foi meu professor e de minhas irmãs Regina e Fátima. Fui interno em seu colégios por 2 semestres alternados nos anos 60. Professor Cunha era mesmo disciplinador, mas, ao mesmo tempo, era afetuoso demonstrando sua afetividade com um largo sorriso e uma boa gargalhada. Está, sem dúvida alguma, entre os Sandumonenses ilustres.

    ResponderExcluir
  2. Fui seu aluno há há 60 anos quando ele era professor de latim e português no Ginásio Santos Dumont, na Rua Rui Barbosa, o Nicolau Pitella e o Amir Borges Ferreira. O que hoje sei da lingua portuguesa e da minha redação como advogado, que sou há 60 anos, é por causa dele .Embora ,às vezes chato e exigente,como o achava naquela época, hoje lhe rendo homenagens ,pelo excelente e rigoroso professor que foi,no interesse e de sua dedicação à educação e su cesso de seu aluno. Onde estiver, Cunha, o grande abraço e muito grato pela sua dedicação ao seu aluno,que fui com muito orgulho.

    ResponderExcluir