domingo, 18 de julho de 2010

“Tradição Religiosa”

A história de nossa terra, é rica de tradições e elas acontecem e às vezes não registramos ,ora por não termos conhecimento ou até mesmo por não darmos o devido valor...

Uma tradição foi mantida há décadas em nossa cidade pela Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos em nossa Igreja; procurarei de uma forma bem simples retratar esta cerimônia dos abnegados membros da Irmandade, quando dos preparativos para o período da Quaresma e Semana Santa.

Nesta época reuniam-se grupos de Senhoras e Senhores membros da Irmandade com o objetivo de trocar as vestimentas de Nossa Senhora e Nosso Senhor dos Passos, neste ritual tão devocional e investido de tamanho respeito onde se separam os homens das mulheres, mantendo a tradição de preparar as imagens para as celebrações, inclusive lavando-as com “Leite de Rosas”.

Os homens ficavam com a responsabilidade de preparar a imagem do Senhor dos Passos e as mulheres a de Nossa Senhora das Dores, em dias distintos no interior da Igreja dos Passos.

Achamos tudo belo e cheio de Fé nas tradições religiosas, mas poucos são os que conhecem este ritual e o trabalho que tudo emana para a admiração popular.

Esta é mais uma tradição de nosso povo, de nossa terra que relato com o propósito de enriquecer a nossa cultura e a nossa história.



Imagem de N.S. das Dores - Imagem de N.S. dos Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário