domingo, 18 de julho de 2010

“NONÔ”

A saudosa Lindomar de Jesus, carinhosamente chamada pelos amigos de Nonô, era neta de escravos e veio para Santos Dumont no início do século XX , por volta de 1910, para servir à família do Coronel José Guilherme de Almeida, e mais, tarde foi trabalhar para a família do Sr. Bernardo e Aurora Barbosa, onde ficou por toda sua vida acompanhando, mais tarde a filha do casal, a senhora Maria de Lourdes Barbosa Fontes.

Nonô era muito querida por todos que com ela conviviam, sendo uma eximia tricoteira e uma iluminada benzedeira.

Foi como BENZEDEIRA que era extremamente solicitada pelasfamílias sandumonenses para benzer de adultos a crianças de “vento virado”, torções, mau-olhados, cobreiro e outros.

Nonô dizia que aprendeu a benzer num sonho revelado por Dona Candinha, logo após a morte de seu neto, filho mais velho de Dª Aurora.

Me recordo ainda que suas orações eram longas, únicas e muito eloqüentes; fazia uso de um terço e um paninho branco, mais agulha e linha.

Nonô era considerada a MÃE PRETA da família Barbosa Fontes e para muitos da cidade, uma carinhosa mãe que sabia ouvir a todos que lhe procuravam para um desabafo. Era uma alma prestimosa e amiga, que faleceu junto ao carinho da família com a qual conviveu a vida toda, vindo a falecer com quase 100 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário