domingo, 18 de julho de 2010

“Maria Chip Chip”

Dona Maria Rosário é um nome que tem sido lembrado por muitos sandumonenses, então procurei de alguma forma resgatar um pouco da história desta mulher simples e humilde que residia no bairro Vila Esperança aqui em nosso município, era casada e mãe de um filho.

Tudo nos leva a crer que o motivo de ter herdado este apelido seria por viver sussurrando pelas ruas de Santos Dumont, como se estivesse a rezar o Santo Rosário ou alguma outra oração.

Maria Chip Chip viveu uma vida muito modesta, era uma mulher de porte médio, mulata de cabelos acinzentados, trajava sempre vestidos simples e discretos, em tons muito usados na época, como preto ou cinza, sempre com uma bolsa transpassada em seu corpo. Como adereços usava no pescoço TERÇOS e às vezes a fita vermelha do APOSTOLADO DA ORAÇÃO, onde acreditamos, era uma das integrantes devido à sua religiosidade.

Uma das rendas de Dona Maria era da confecção de sabão artesanal, que trazia para ser vendido na feira aos domingos, e os ‘combreis’ que eram vendidos no Pátio da Estação.

Sabemos muito pouco da vida de Maria Chip Chip, mas com certeza conseguimos registrar mais uma personalidade que fez parte da história de nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário