domingo, 18 de julho de 2010

O Cruzeiro do Alto dos Passos

Neste período onde os Cristãos revivem a Quaresma é também momento de reflexões.

Por isso resolvemos nesta semana, falar de um ponto tradicional de nossa terra - O Cruzeiro do Alto dos Passos - aonde pessoas vão em oração como ato de penitência e até mesmo de sacrifício, pois caminham a pé até àquele ponto que podemos dizer ser um dos mais altos de Santos Dumont.

Na Quaresma a Igreja Católica realizava no Cruzeiro, uma das cerimônias da Semana Santa – a Via Sacra- relembrando os passos de Jesus rumo ao Calvário. Era grande o número de fiéis que, sem medir esforços e limitações, apesar da idade, acompanhavam com muita fé esta celebração.

O Cruzeiro do Alto dos Passos é um ponto da religiosidade dos sandumonenses. Foi erguido pela família Martoni, mais precisamente pelo Senhor Giacinto Martoni e sua esposa Angelina Martoni, na década de 10 , em agradecimento por uma graça recebida em sua família e para que outros cristãos pudessem ter um ponto de meditação e agradecimentos.

O Cruzeiro do Alto dos Passos foi inaugurado no dia 1º de novembro de 1911, conforme registra a cópia de um convite que nos foi emprestada pelas netas de Dona Angelina; com este documento comprova-se que aquele monumento foi erguido há 97 anos atrás, sendo o primeiro de madeira e, anos depois, reconstruído em concreto.

No Cruzeiro existe uma placa de mármore com a seguinte inscrição: “Como lembrança ao nome saudoso de Angelina Martoni, falecida nesta cidade em 19/05/1938. Iniciadora da construção e reconstrução deste Cruzeiro que representa a Fé Católica do povo de Santos Dumont”.

Os Cruzeiros são marcos tradicionais em quase todos os municípios e, geralmente, são localizados em pontos bem altos. São diversas as opiniões que surgem para definir a construção dos Cruzeiros, mas a mais comum é a referência como ponto de penitencia e agradecimentos por graças recebidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário