domingo, 18 de julho de 2010

Jurandir, o Grande Comunicador

Jurandir Borges, conhecido por muitos como o Jurandir da Rádio Cultura, é a personalidade que escolhemos nesta semana para homenagear; um homem que com sua simplicidade escreveu seu nome na história deste município.

Jurandir é um mito.O maior comunicador sertanejo da Rádio Cultura de Santos Dumont e o perfil do radialista sertanejo do Brasil.

Quem não se lembra do seu programa que se iniciava nas primeiras horas do dia com muita simplicidade e descontração, programa este que executava as perolas da música sertaneja.

Posso afirmar, sem medo de errar que era o programa de maior audiência da rádio, ouvido por todos em cada cantinho desta cidade e da zona rural.

Em seu programa matinal , ouvia-se boas musicas, recados, brincadeiras, mensagens e claro as populares frases de despertar:

- São seis horas e dez cabos de machado.

- Você viu a galinha Magné passar aí? Segura ela pra mim. E aí comadre, a broa já está no fogo?

E tantas outras pérolas que surgiam no decorrer do programa.

Um outro caso muito interessante contado por amigos é a de que um piloto da Aviação Brasileira dizia que quando se perdia a comunicação com a torre de controle, muitas vezes se localizavam pelo programa sertanejo do Jurandir, e aí podiam dizer: estamos sobrevoando Santos Dumont.

Jurandir, há anos está aposentado. Acamado, vive hoje no Asilo São Miguel, cercado do carinho dos amigos, familiares e funcionários.

Ao grande comunicador e divulgador da música sertaneja no Brasil a nossa homenagem em ‘Mitos, Lendas e Folclores de Nossa Terra.

3 comentários:

  1. Ainda tem os recados que eram passados pelo Jurandir para toda comunidade rural, através da rádio. eram consultas marcadas, exames, até mesmo recados pessoais.

    ResponderExcluir
  2. Olha só. Incrível essa recordação humana. Em 1985, exatamente no dia primeiro de janeiro, comecei a trabalhar na rádio Cultura AM. Naquela época, o diretor geral era Gilberto Freire, um grande radialista de Juiz de Fora. Adorei ter trabalhado na rádio. Foi um grande aprendizado. Tinha o Cardoso, programador, uma das figuras mais interessantes que conheci; Amilton, meu sonoplasta; Dario, locutor e muitas outras figuras bacanas. E uma delas era o Jurandir. No microfone mandava ver. Sua audiência no meio rural era sagrada, respeitada. Fora dos microfones era silencioso e suas opiniões sobre o mundo, mantinha-as a sete chaves. Convivi com ele por um bom tempo. Eu jovem, com 18 anos, e ele com uma jornada longa de vida. Boa lembrança.

    ResponderExcluir
  3. Jurandyr Borges (Jurandyr da Silva Borges) nasceu em Antonio Carlos, região de Barbacena, em 09 de julho de 1927.

    Família
    Filho de Laudelino da Silva Borges e Benedicta da Silva Borges. Jurandyr era o segundo filho do casal. Os demais são Aracy, a primogênita, Ubirajara (ambos residentes em Santos Dumont), Jurema (residente em Juiz de Fora) e Jacy (in memoriam). Após ficar viúvo, o ferroviário da Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), casou com a também viúva, Maria Cândida da Silva, que já tinha duas filhas: Maria Silva Xavier (1936/2019) e Terezinha de Jesus Silva (residente em Juiz de Fora). Dessa união nasceram Iracy e Iracema (ambas residentes em Juiz de Fora).

    Comunicador
    Sempre atuando no rádio, foi locutor da rádio Cultura de Santos Dumont, emissora fundada em 17 de agosto de 1949, com destaque para os programas sertanejos.

    Curiosidades
    A exemplo do Zé Bettio (1926/2018) no rádio Paulista, que tinha seus animais fictícios: O burro Teimoso e as vacas Fortuna e Mascarada, Jurandyr Borges tinha sua galinha fictícia/imaginária e mesmo já decorridos vários anos de sua morte a dúvida suscita. Qual era o nome da galinha imaginária? Se fosse hoje seria virtual, seria:
    Bagnéia, Dagnéia, Magnéia ou Vagnéia?

    Solteiro e sem filhos, Jurandyr Borges morreu, aos 82 anos, no Lar São Miguel (casa de idosos), em Santos Dumont, em 07 de março de 2010.

    Obs: A câmara de vereadores aprovou projeto que o homenageou com o nome de rua no bairro Quarto Depósito.
    Fonte: www.carlosferreirajf.blogspot.com

    ResponderExcluir