domingo, 25 de dezembro de 2011

Colégio Pio X encerra atividades após 48 anos de bons serviços prestados à comunidade

Vivemos mais um triste episódio na história de nosso município. Depois de 48 anos de dedicação ao ensino, a atual direção do Colégio Pio X anuncia que, no final deste ano de 2011, encerrará suas atividades, deixando a todos os professores, pais, alunos e a comunidade sandumonense angustiados.

O Colégio Pio X foi fundado no ano de 1963, pelo saudoso Senhor Francisco da Cunha e Souza, carinhosamente chamado por todos de Professor Cunha. Muitas foram as famílias que confiaram a educação de seus filhos a este renomado estabelecimento de ensino e com certeza não se arrependeram.

No ano de 1975 o Colégio Pio X é adquirido pelo Sr. Gilberto Germano da Silva, Olavo Germano seu irmão e Dona Lúcia que, por quase quatro décadas, buscou levar incansavelmente com seu quadro de professores e funcionários um ensino de qualidade a seus alunos e uma boa continuidade da convivência familiar a todos.

O Colégio Pio X manteve por muitos anos o ensino de 1ª a 4ª séries, ginasial e também cursos técnicos entre eles: Análises Clinicas , Edificações, Contabilidade, Enfermagem e Informática.

Não posso, de forma alguma, deixar de registrar algumas pessoas que também fizeram parte da história deste tradicional colégio, abdicando-se muitas vezes de sua vida particular para dirigir, com muito carinho e zelo, este colégio. O professor Miguel Barata, Wanderley Alves de Oliveira, João Batista, José Geraldo, Francisco Silva, Francisco Barroso e claro, um quase diretor pela sua dedicação incansável ao colégio, o popular e saudoso Pedro Careca, que os alunos que com ele conviveram tinham um grande carinho e respeito.

Lá trabalhei e vivenciei a preocupação de todos em despertar e incentivar seus alunos para um bom conhecimento cultural e artístico, propiciando ainda atividades extraclasses como cursos de fotografia, cinema, silk screen e tantos outros. Criando também o seu próprio Cine Clube “Grande Otelo”, onde eram exibidos excelentes filmes.

Foi ali também criado a Associação dos alunos com o objetivo de encaminhar e ensinar aos jovens o principio a democracia e o respeito as opiniões diversas e a Associação Cultural, que muito fez por nossa cidade.

O Colégio Pio X tem muitas histórias e vitórias. Levaríamos aqui tempo para registrar um milésimo de sua existência e a tamanha importância na construção de jovens comprometidos com uma sociedade melhor e mais justa.

O que nos resta dizer é que o gigante da Rua Afonso Pena agora adormece, deixando, com certeza, saudades e boas recordações àqueles que por lá passaram como professores, alunos ou funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário