segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Badalar dos Sinos

Uma tradição nas cidades mineiras é o badalar dos sinos, nas tradicionais Igrejas. E nossa terra não foge a esta tradição secular.

Os sinos estão a anunciar momentos importantes do povo católico e até mesmo de outras profissões de fé.

Podemos dizer que os sinos com seus toques variados falam com o povo anunciando várias cerimônias nas igrejas como: missas, saída de procissões e chegada das mesmas, a apresentação de uma criança a sua comunidade quando batizada, no Oficio das trevas, o falecimento de uma pessoa importante na comunidade ou seu sepultamento, inclusive o falecimento do Papa com o repicar em três toques espaçados.

Na Semana Santa, maior celebração do povo católico, ele se comunica com o povo transmitindo importantes celebrações que revivem a última semana da vida de Jesus Cristo e sendo uma das badaladas mais emocionantes a que anuncia o Tempo pascal, a “Ressurreição de Jesus Cristo”.

Lembro-me bem quando criança do falecimento do Santo Padre o Papa Paulo VI, fui escalado para tocar o sino ao meio dia e às seis da tarde, me senti orgulhoso, mas não me sai da memória aquele toque fúnebre bem pausado para lembrar os católicos o momento de luto que vivíamos pela perda do Pastor da Igreja.

Os sinos tiveram também a finalidade por séculos de comunicar grandes tragédias nas cidades como enchentes, incêndios, grandes acidentes e reunir a comunidade. São essas tradições tristes ou alegres que devem ser preservadas como cultura de um povo religioso e tradicional. Esta é mais uma tradição muito querida pelo povo mineiro que ainda conserva os grandes sineiros para executar grandes peças ao toque dos sinos e nossa terra não foge a esta tradição.

Um comentário:

  1. Acredito que como dito no post, os sinos fazem parte da cultura, principalmente da Cultura Mineira, e acredito que silenciá-los seria um atentado contra a cultura.
    Tomei a liberdade de publicar este post em meu blog, devidamente creditado.
    Abraços
    http://alebatist.blogspot.com

    ResponderExcluir