domingo, 18 de julho de 2010

“Pedro Cagão”

O popular e saudoso Pedro Cagão, como era conhecido, sempre foi uma figura simpática e interessante de nossa cidade, que andava trajando roupas cinzas, com os pés descalços e o inseparável saco de pano às costas, onde colecionava, ou depositava, jornais, revistas, panfletos e tantos outros papéis que continham a letra “ T ”, encontrada em inúmeras palavras e que acreditava ser a “Cruz de Deus” (algumas eram até coladas por ele em seu próprio rosto). Diziam também que o quintal de sua humilde casa, localizada no bairro Córrego do Ouro, era lotado deste material recolhido pelas ruas da cidade e que a fachada e o interior da mesma eram todos revestidos de recortes.

Pessoas que conheceram “Pedro Cagão” lembram que ele era uma pessoa extremamente simples, que andava o dia todo pelas ruas recolhendo suas “relíquias”, às vezes temido pelas crianças que dele corriam sem que esse, no entanto, oferecesse qualquer perigo à integridade das mesmas. Era uma pessoa muito respeitosa, apesar de sua estranha figura, e querido por toda a população de Santos Dumont.

Não sabemos muito sobre sua história, mas procuramos registrar com carinho mais uma personalidade de nossa terra.

Um comentário:

  1. Curiosidade: Pedro Loschi, qdo morreu, foi encontrado em sua casa, um cartãozinho de participação de meu nascimento, pelos seus familiares, que me entregaram.

    ResponderExcluir