domingo, 18 de julho de 2010

"Visitação ao Senhor Morto"

Uma tradição religiosa é mantida há décadas em nossa cidade, por este povo católico e cheio de fé e devoção .

Na Sexta-feira da Paixão, a Igreja de Nosso Senhor dos Passos , abre cedo suas portas para a visitação e veneração a imagem do Senhor Morto. Lá é grande o número de fiéis que comparecem ao longo do dia em sinal de fé e devoção com suas orações, mas também para alguns atos e crenças curiosas, tais como: a troca de moedas de maior valor pela de menor valor, para que haja fartura durante todo ano; tirar medidas da cintura e do corpo do Senhor Morto para problemas de coluna e dores no corpo, medidas da cabeça para o tratamento de dores de cabeça e enxaquecas, levar folhas de manjericão e trocá-las por outras para diversos tipos de chá. Outros aguardam a procissão para que possam passar debaixo do esquife com a fé de curar filhos ou entes queridos dos problemas respiratórios tais como: bronquite e asma.

Tantos outros sinais e demonstrações de fé surgem neste dia de devoção e adoração, quando se revive a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como diz um antigo ditado: “ a fé remove montanhas ”.

Está é uma tradição de nosso povo católico e de nossa terra cheia de fé e esperança.

Um comentário:

  1. Eu passei belos momentos nas imediações da igreja Nosso Senhor dos Passos. A sua praça era o máximo. Muitas árvores, pássaros e o seus belos malucos. Eu ia sempre à igreja para vê-la, curti-la... O seu projeto arquitetônico, por mais que tenha um ar simples, traz elementos importantes para compreendermos aspectos culturais interessantes da cidade. Principalmente no valor do seu patrimônio histórico.

    ResponderExcluir