segunda-feira, 11 de novembro de 2024

Dr. José Nogueira Costa

Foto: Jornal do Povo  
 
Dr. José Nogueira Costa ou simplesmente Dr.Nogueira, foi um ser humano desprovido de vaidades e manias. Um médico dedicado e sempre preocupado com todos que o procuravam nos momentos mais difíceis. Quando não estava no consultório, era certeza encontrá-lo no tradicional banquinho da Farmácia Central, onde se reunia com amigos para bater um bom papo.  
 
Na farmácia mesmo, muitas vezes chegavam pais desesperados, com uma criança no colo. Sem hesitar, ele largava tudo para examinar e medicar a criança.  
 
Arrisco a dizer que ele não fez fortuna com a profissão, de tão dedicada e altruísta que era sua prática. Mas, certamente, fez muitos amigos ao longo da vida. Ainda hoje, ouvimos adultos contando as lembranças que seus pais guardavam, de quando Dr. Nogueira os salvou na infância.  
 
Sempre divertido e um contador de histórias, ele foi alguém com quem tive o privilégio de conviver quando prefeito de nossa cidade. Em cada visita ao seu gabinete, depois de um assunto sério, vinha sempre um "causo" ou uma piada. Embora tivesse um semblante sério, Dr. Nogueira jamais foi uma pessoa fechada.  
 
Ele ficou viúvo cedo de Dona Aparecida, com quem teve cinco filhos: José Leopoldo, José Gustavo, José Maria, Hermínia e Maria José. Mais tarde, casou-se novamente, com Mafalda Chevitarese, e dessa união nasceu sua filha Fernanda. Alguns de seus filhos seguiram seus passos na medicina e hoje são profissionais de destaque.  
 
Deixo aqui toda minha admiração por esse homem, que ajudou a escrever parte da nossa história, nessa nossa terra.  
 
Doquinha, novembro de 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário