quarta-feira, 18 de maio de 2022

Sr. Toninho do Conservatório

Antônio Fagundes de Faria



Uma homenagem a este homem que, com muita simplicidade, fez história.

Nesta Terra. Sr. Toninho idealizou, na década de 1969, a criação do Conservatório Johann Sebastian Bach e chamou alguns amigos para, com ele, colocar este sonho em prática. De pronto seus amigos Nilo Costa, Thelma Barros e Maria Aparecida Ferreira abraçaram a causa.

Toninho e amigos formaram, em nossa cidade, grandes músicos que ingressaram nas bandas do Exército, Marinha, Aeronáutica e orquestras por este País a fora. 

Foi um sonho dele e de seus companheiros que vingou com grande sucesso, mas Sr. Toninho não parou por aí. Fez turnês por todo Brasil como músico, tocando pelo nordeste, por um período e nas boates de Copacabana, Leblon e outros, com o conjunto Meia Noite. 

Uma passagem que poucos conhecem é a de um carnaval, no qual estava tocando no Palmirense, e um dos foliões, famoso, o chamou para descer do palco e tocar seu saxofone perto dele. Nada mais, nada menos que Juscelino Kubitschek. 

Ademais, tocou para acompanhar grandes vozes deste nosso País, como Ângela Maria, Jerry Adriani, Orlando Silva, de nossa cidade e tantos outros que se apresentaram na Rádio Cultura e Cine Vitória. 

Na TV Rio se apresentou com toda sua garra e profissionalismo. 

Até hoje é gostoso encontrá-lo, pois tem um bom papo e adora contar piadas.

Sempre fala de meu saudoso pai, Barbosa, do Nilo Costa, do Fernando de Sá e de tantos outros com quem dividia sua alegria. 

Peço desculpas, caso tenha esquecido de alguns dos seus amigos, uma vez que são muitos que ele cultuou e continua a cultuar. 

Vamos chegando ao final, lembrando que tocou com sua banda e Orquestra Vega’s nos clubes de Nossa Santos Dumont e em diversos outros lugares. 

O senhor, “seu” Toniinho, tenho a certeza de que não sabe o legado feito por Nossa Gente, formando centenas de músicos que ainda continuam levando suas notas musicais por Nossa Terra e por este País. 

Fica aqui esta pequena homenagem a um homem que soube dedicar e compartilhar seu talento a muitos jovens sandumonenses. 

Com toda certeza, muitos músicos ainda o procuram para construir algum arranjo musical. 

Um homem de Nossa Terra, que lidou com Nossa Gente e marcou a História. 

Parabéns Sr. Toninho, querido amigo!

Doquinha, maio de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário