domingo, 18 de julho de 2010

"Zezé Leone" - A Miss e a Locomotiva



A Miss Zezé Leone foi considerada 'a mais bela mulher do Brasil na década de 20, dando nome à Locomotiva à Vapor '370'

São vários os boatos e comentários sobre o nome 'Zezé Leone', por isso me propus a falar um pouco sobre este mito.

Zezé Leone é o nome de uma menina nascida em Campinas, cidade de São Paulo, que mais tarde foi eleita Miss Brasil, no primeiro concurso realizado no país, em 1922, como uma das comemorações alusivas ao Centenário da Independência.

Mas, a posse do título, só acontece mesmo um ano após a realização do concurso em 1923. Foram inúmeras as homenagens prestadas à mulher, reconhecidamente na época, a mais bela do país. Mesmo após sua morte, em 1965, diversas homenagens lhe foram rendidas e nossa terra não fugiu a elas.

Com a chegada da Locomotiva '370' ao Brasil, um presente do Rei Alberto I, da Bélgica, à Estrada de Ferro Central do Brasil, tamanha era sua beleza e exuberância, logo a locomotiva foi apelidada com o nome da mulher mais bela do país, surgindo então o apelido de 'Zezé Leone'. A Locomotiva 'Zezé Leone' era uma exuberante máquina a deslizar pelos trilhos da Estrada de Ferro e a mulher uma bela Miss a deslizar pelas passarelas do Brasil, como retrata alguns artigos e matérias de jornais da época.

Hoje, a Locomotiva 'Zezé Leone' é um patrimônio tombado do município de Santos Dumont e se encontra restaurada, aguardando o momento de voltar a deslizar pelos trilhos entre as serras de nossa terra, enchendo os olhos de todos com sua imponência, beleza e encantamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário