domingo, 18 de julho de 2010

"Cabo Lau e o Boi do Alto"

Cabo Lauro é outra persona­lidade que deixou registrado nes­ta terra suas façanhas entre as décadas de 30 e 60.

Lauro residia no Alto dos Passos, mais conhecido como Cru­zeiro, em uma casinha simples. Muito popular e amigo de todos, tinha ele um carinho especial pe­las crianças e os jovens; gostava também de tomar um "golinho", mas nunca mudava o seu tem­peramento para com as pesso­as, sempre cortez e alegre. Com este jeitinho todo especial, tor­nou-se uma pessoa amada e res­peitada por todos que com ele conviviam.

"Cabo Lau," como era mais conhecido, ficou famoso por pre­parar para o carnaval o "Boi do Alto" e suas mulinhas, Desfilava ele com uma turma de amigos pelas ruas da cidade e geralmente encontrava com outra turma que vinha do Bairro da Glória, com o também popular "Boi Soberano".

Após se encontrarem na Avenida Getúlio Vargas e fazerem o povo e as crianças delirarem com as corridas que os bois davam aos presentes, dirigiam eles para um boteco que havia perto da Estação Central da Rede Ferroviária e lá se confraternizavam tomando uns bons "golinhos" de cachaça e outras be­bidas para em seguida retomarem à avenida. Com este descanso, era grande o número de pessoas que lhes aguardavam para se divertirem durante o percurso de volta.

Era muito divertido aqueles dois bois grandes acompanhados por mais de trinta mulinhas, a darem galopes sobre os presentes ao longo da Rua Antônio Ladeira e da Avenida Getúlio Vargas.

Foram anos de alegria propor­cionados por "Cabo Lau," aos foliões, com seu boi e suas mulinhas, confeccionados de sacos de linhagem (grosso) e pin­tados com caiação e o famoso pó xadrez.

Muito colaborou para escre­ver esta matéria, o Senhor Durvalino Machado, que ainda relembrou outra façanha do Cabo Lau: "uma vez deu na cabeça dele de imitar Santos Dumont voando e desceu até a muralha da Santa Casa, amarrou umas latas velhas nos pés, tentando voar e dizia: se eu não cair lá em baixo, vou voar até ao Campo do Mineiro ... "

"Cabo Lau "é esta figura fol­clórica que registramos com carinho a sua contribuição com esta terra para alegrar os carnavais e ter uma bela convivência com este povo que o estimava muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário