domingo, 18 de julho de 2010

“Cabelo de Tranças”

Vamos falar de uma outra figura muito estimada em nossa cidade.

Quem não se lembra do “Zé Grande”, figura alegre e descontraída, também conhecido pelos seus apelidos de “Cabelo de Trança”, “Seriema” e “Arxivo da Furiosa”.

“Zé Grande” era uma pessoa que todos aguardavam na apresentação da Banda Furiosa, do nosso saudoso amigo Geraldo Coutinho.

Quando a Banda surgia, era impossível não vislumbrar aquele homem alto, de cabelos longos, em tranças, que carregava na cabeça uma maleta preta desgastada pelo tempo de uso onde se lia: ARXIVO DA FURIOSA.

“Cabelo de Tranças” desfilava cheio de ginga, equilibrando a maleta sobre a cabeça fingindo que ia deixá-la cair sobre o povo que o assistia irradiante de alegria. Zé Grande também se fazia presente nas cerimônias da Semana Santa, como membro da Irmandade Nosso Senhor dos Passos, organizando filas e batendo matracas, em sua vestimenta roxa oficial da Irmandade, transformando-se da figura carnavalesca em uma pessoa mais compenetrada e voltada para as convicções religiosas.

“Zé Grande” era uma pessoa muito gentil e atenciosa com os que o cercavam, e onde quer que esteja o nosso carinho e o nosso agradecimento por ter enriquecido a história de nossa terra.

Com mais esta história procuramos de alguma forma resgatar um pouco de tudo aquilo que nós sandumonenses vivemos em momentos áureos em nossa querida Santos Dumont e esperamos contar com a colaboração dos leitores (com fatos, curiosidades e fotos) para mantermos viva nossa identidade.

Um comentário:

  1. Amigo, faltou comentar aqui a figura do Siriema, desfilando na Escola de samba Luar. Ele vinha vestido de indio, com uma machadinha nas mãos, abrindo caminho entre as pessoas, Eu me lembro bem que era criança e ficava extasiada com aqule índio brandindo a machadinha e correndo na frente da escola, abrindo caminho.

    ResponderExcluir